Atualmente, a maioria das pessoas passa mais tempo no ambiente laboral do que na própria casa. Logo, é fundamental manter um bom relacionamento no trabalho, o que significa a realização de pequenas atitudes como ser cordial, escutar o que o outro tem a dizer, respeitar as diferenças dos colegas e demais atos relacionados ao respeito mútuo.
Um convívio harmonioso no ambiente de trabalho é extremamente necessário, pois, isso garante o bem-estar dos trabalhadores e, consequentemente, haverá uma maior produção. Assim, a junção desses fatores elevará o faturamento empresarial.
Deseja aprender mais sobre o tema? Então continue a leitura do post e conheça 7 formas de criar um bom relacionamento no trabalho. Acompanhe conosco!
1. Invista na boa comunicação
Uma boa conversa é indispensável para manter qualquer relação. Dessa forma, não poderia ser diferente no ambiente corporativo. É preciso ter em mente que para haver um diálogo saudável você não deve apenas falar, é preciso também escutar o que o outro tem a dizer.
Outro detalhe importante é que a comunicação não deve ser apenas com determinadas pessoas. Por isso, evite grupos fechados dentro do trabalho, busque interagir com um maior número de pessoas e trate todas da mesma forma.
Além disso, uma boa conversa é aquela feita de maneira tranquila. Assim, por mais que em alguns momentos você passe por situações de estresse, tente manter a calma e dialogue sem arrogância ou autoritarismo.
2. Ofereça feedback
O feedback tem a importante função de mostrar aos colaboradores se eles estão agindo como o esperado. Por isso, é muito relevante que ele seja oferecido regularmente. Mas, lembre-se de que por mais que esteja insatisfeito com a produção de alguém é preciso ter cautela ao dizer isso. É sempre importante apontar o erro e oferecer algumas sugestões de melhorias.
Esse retorno deve buscar o ajuste do trabalho à expectativa empresarial, bem como ajudar no crescimento dos colaboradores, além de valorizar o trabalho e o esforço de cada um. Tenha em mente que todas as pessoas sempre têm algo de bom a oferecer para o desenvolvimento da empresa. Nunca se esqueça disso!
Nesse sentido, quando você for o receptor do feedback, reconheça os erros apontados, faça as mudanças necessárias e busque sempre aperfeiçoar os pontos positivos. Afinal, sempre há como deixar algo ainda melhor.
3. Foque na saúde e na qualidade de vida
Outro ponto que merece atenção é a saúde (física e mental) e a qualidade de vida de todos os colaboradores. Assim, é importante que a empresa reserve alguns horários para a prática de exercícios físicos. Muitas vezes, um alongamento já ajuda a aliviar as tensões do dia.
Nesse sentido, um ambiente laboral estressante é o principal fator que atrapalha a manutenção de um bom relacionamento no trabalho. No entanto, quando há uma preocupação com o bem-estar do colaborador, ocorre um aumento no nível de satisfação e, de forma consequente, a sua produtividade crescerá.
A saúde e a qualidade de vida no trabalho estão intimamente ligadas a saber ouvir e compreender o que o colega tem a dizer, a oferecer melhores condições de trabalho, além de mostrar o quanto ele é fundamental para aquele estabelecimento.
4. Valorize o trabalho
Imagine como é ruim você buscar oferecer o seu melhor e alguém sempre desmerecer tudo o que faz? Sem dúvida isso gerará um clima de desconforto no ambiente laboral, não é mesmo?
Por isso, sempre procure apontar o que as pessoas sabem fazer de melhor. É aquela famosa história de encontrar o lado bom em tudo.
É claro que se o colaborador não consegue se alinhar ao perfil da empresa é preciso ter uma boa conversa, oferecer treinamentos, entre outros detalhes que ajudarão no crescimento profissional.
5. Dê liberdade aos colaboradores
Não há nada melhor para um trabalhador do que ele sentir que a sua opinião é respeitada e, muitas vezes, acatada. Por isso, sempre que possível, deixe o colaborador mais livre para executar suas atividades.
É importante ter em mente que cada pessoa tem um jeito próprio de realizar certos trabalhos. Além do mais, métodos que são ágeis para alguns, não são para outros. No entanto, é preciso deixar claro que as tarefas delegadas devem ser feitas nos prazos previamente estipulados e com qualidade.
Ao agir dessa maneira, os colaboradores se sentirão menos pressionados e conseguirão realizar um ótimo trabalho.
6. Estimule a empatia
A empatia é bem-vinda em qualquer ambiente. Afinal, é necessário se colocar no lugar do outro para conhecê-lo um pouco melhor. Por isso, é fundamental estimular essa prática no trabalho para melhorar os relacionamentos interpessoais.
Existem várias formas de exercitar a empatia. Dentre elas, é possível mencionar:
· trate a pessoa como você gostaria de ser tratado;
· seja simpático e atencioso com todos os colaboradores igualmente;
· entenda que cada um tem uma história de vida, por isso respeite as dificuldades do outro;
· estipule metas tangíveis, conforme as limitações e habilidades de cada um;
· valorize o que cada colaborador tem de melhor.
Ao se colocar no lugar do outro, fica mais fácil a convivência. Assim, será possível entender um pouco mais sobre a vida do colega e, até mesmo, ajudá-lo a tornar-se um profissional melhor e mais motivado a realizar as tarefas. Fato que trará inúmeros benefícios para o empreendimento.
7. Faça eventos que favoreça a integração
Uma forma muito boa de melhorar o relacionamento interpessoal no ambiente corporativo é promover eventos periodicamente. Isso pode acontecer por meio de dinâmicas em uma reunião, de confraternizações, de happy hours, festas temáticas, entre outros.
Durante esses encontros é sempre bom contar com alguém que seja mais comunicativo para conseguir fazer com que todos se relacionem. Assim, é importante evitar aquelas formações de grupinhos, caso contrário o objetivo do evento não será atingido.
Tenha em mente que esse momento não precisa ser nada que requeira um grande investimento financeiro. Muitas vezes, brincadeiras saudáveis dentro do ambiente de trabalho conseguem proporcionar uma boa interação entre todos.
Essas são algumas dicas para desenvolver um bom relacionamento no trabalho. Porém, é preciso conhecer algumas atitudes que devem ser evitadas para não comprometer o convívio e o desenvolvimento empresarial. Assim, é possível mencionar: não forme “panelinhas”, não critique tudo o que o colega faz, não faça fofocas e, principalmente, não seja arrogante com os demais colaboradores.
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