Conheça 6 maiores desafios do endomarketing e como superá-los

Muitas vezes no dia a dia da empresa o profissional que está à frente da gestão do RH se depara com alguns desafios do endomarketing. Sim, estamos falando do marketing interno direcionado para os colaboradores de uma empresa a fim de deixá-los mais motivados, diminuindo assim, a taxa de rotatividade.

Para isso, existem algumas técnicas essenciais que vamos revelar para você. Para o funcionário agir com um propósito e um direcionamento, é imprescindível que ele conheça a visão, a missão e os valores de sua empresa.

Conhecendo bem o processo, ele melhora o seu desempenho e, entendendo o seu objetivo, obtém um resultado muito mais favorável. E quanto melhor for a prestação de serviço ou os seus produtos, mais valor terá a sua marca.

Para esse processo ser eficaz, ele deve estar muito bem alinhado com os objetivos da organização. Sendo assim, pensando em ajudá-lo nessa missão, selecionamos os 6 maiores desafios do endomarketing e, claro, como solucioná-los!

1 – Falta de planejamento

A maioria das empresas não dá importância para a sua comunicação interna. Elas investem fortemente para atingir o seu público externo, com o marketing, e não se preocupam com a base da organização que são, justamente, os seus colaboradores.

Para a solução desse problema, é necessário primeiramente, que as pessoas que estão no cargo de comando, entendam a importância de se investir nesse setor. Para convencê-los neste ponto, a ideia é coletar dados de outras empresas, por exemplo.

Para um bom planejamento, é necessário definir metas por períodos e acompanhar as ações parcialmente para que não haja perda de investimento e para que o objetivo não se perca.

2 – Variedade de meios de divulgação

Ajustar a mensagem aos mais variados meios de divulgação não é uma tarefa fácil. Um conteúdo que é passado via e-mail não pode ter a mesma abordagem de uma TV corporativa, por exemplo. Por mais que o público seja o mesmo, é preciso adequar corretamente a mensagem ao meio a ser utilizado.

Cada canal funciona com um determinado tipo de comunicação, logo um jornal informativo vai trazer as informações de uma maneira bem mais formal enquanto uma revista ou uma rede social corporativa já permitirá o uso de uma linguagem mais divertida e informal.

3 – Pluralidade do público interno

Assim como existe a preocupação sobre o canal de comunicação a ser usado, existe um grande desafio que é ajustar a linguagem para diferentes públicos dentro da mesma empresa. Diretores, gestores e colaboradores devem ser abordados de forma adequada de modo que todos compreendam o que se pretende transmitir.

Esta estratégia deve ser muito bem traçada, pois é fundamental que a comunicação passada seja perfeitamente compreendida pelo receptor. Por isso, para a sua mensagem ser eficaz, antes de elaborar o marketing interno, é de extrema importância identificar e detalhar o seu público.

4 – Percepção dos diretores para avaliação

Um dos principais desafios do endomarketing é a dificuldade da diretoria de entender a importância da comunicação interna. E, portanto, a avaliação dos resultados fica prejudicada.

Como falamos acima, é necessário traçar objetivos estratégicos usando o meio e a linguagem correta para que se obtenha a eficácia na comunicação.

É indispensável que, após a implementação de qualquer medida na área de endomarketing é vital que seja feita uma avaliação sobre as atitudes, o conhecimento e o comportamento dos colaboradores. Só assim, será possível avaliar a aplicabilidade das ações propostas, bem como a repercussão dela entre o time.

Desse modo, os feedbacks precisam ser feitos continuamente para que os dados coletados na avaliação de fato correspondam à realidade dos bastidores da empresa.

5 – Avaliação das ações de endomarketing

O feedback é essencial, mas os funcionários podem se sentir temerosos ao avaliar o resultado das ações de endomarketing e, por esse motivo, não serem tão fiéis em suas respostas. Para contornar essa situação existem ferramentas para que essas avaliações sejam feitas anonimamente.

Com isso, é possível uma avaliação mais assertiva e, mesmo assim, todo cuidado é pouco. As respostas precisam ser avaliadas com cautela para que não exista divergência entre a realidade dos fatos apresentados e algum falso julgamento por exemplo, um funcionário infeliz no seu cargo querer burlar o resultado das ações por pura insatisfação.

6 – Falta de recursos e investimentos

Este é um dos desafios mais evidentes, pois como a noção sobre a importância do endomarketing é falha, há uma baixa percepção de valor, o que acarreta num baixo investimento no setor.

Com o investimento reduzido, as empresas não investem em tecnologias modernas e atuais e têm-se como resultado, um alcance mínimo dos colaboradores.

Como citamos acima, é essencial que se obtenha ferramentas adequadas para permitir o controle e o alcance em larga escala, de modo que todos estejam alinhados quanto aos objetivos, à cultura organizacional e à missão da empresa.

Atualmente, além de todos os conhecidos canais de comunicação, existem outras soluções de relacionamentos inteligentes e omnichanel que centralizam por diferentes meios, as comunicações com os funcionários. Esse tipo de solução permite abordar campanhas de diferentes propostas e tamanhos. Além disso, eles possibilitam a comunicação de avisos simples do dia a dia até campanhas mais complexas como uma mudança estratégica, por exemplo.

Como já mencionamos em primeiro lugar, é essencial que a sua comunicação interna seja eficaz e de mão dupla. É valioso permitir que o colaborador participe do processo de tomada de decisões. Dessa maneira, ele tende a ficar mais engajado, apresenta melhores resultados e atinge metas maiores! Outra ideia é promover a integração entre os funcionários para torná-los ainda mais próximos. Investir na formação, criar planos de carreira e divulgar bons exemplos também estão na lista dos meios de incentivo à equipe!

Você quer vender mais? Quer gerar motivação? Gosta de comemorar as datas da sua empresa mas não sabe por onde começar? Pois é! Os desafios do endomarketing são muitos. Mas todas essas soluções estão com a Mode On Eventos! Nós atuamos há 6 anos no mercado e o nosso diferencial é a qualidade e desenvolvimento de equipes.

Entre em contato conosco agora mesmo que nós vamos ajudá-lo a lidar com os desafios do endomarketing e ofereceremos as melhores estratégias para o seu negócio!

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