BBB: O que o Big Brother Brasil ensina sobre eventos corporativos

Sucesso comercial há mais de vinte anos, o Big Brother Brasil é um fenômeno de faturamento. Antes mesmo da estreia, a casa mais vigiada do Brasil rendeu mais de um bilhão de reais em faturamento, fazendo do BBB 24 uma das principais fontes de receita da emissora carioca.

O segredo todo mundo já conhece. O reality de confinamento é uma grande vitrine para exposição de marcas em um programa líder em audiência e com grande repercussão nas redes sociais. 

As festas no BBB 

A casa é uma grande plataforma para ações comerciais, que vão desde os itens consumidos no dia a dia pelos participantes, até dinâmicas pontuais criadas para os patrocinadores. E, tão certo quanto a formação do paredão e a eliminação semanal, são as festas na casa. Elas mobilizam participantes e audiência em torno de uma experiência única. 

Show de Leo Santana contou com miniatura de trio elétrico em ação publicitária da Nestlé

Imagem: reprodução TV Globo

Nesse sentido, cada vez mais sofisticadas e bem produzidas, as festas refletem o crescimento do programa e oferecem uma visão interessante sobre como os eventos são organizados e conduzidos. As festas do BBB são um exemplo bastante didático de como criar experiências memoráveis para fortalecer marcas.

Neste artigo, vamos explorar o que podemos aprender sobre eventos corporativos com as festas do Big Brother Brasil:

Objetivo claro e bem definido

Cada festa de patrocinador no BBB tem um objetivo muito bem definido. Seja a exposição de um produto ou o fortalecimento de um conceito apresentado pela empresa, esse objetivo vai ser explorado em todas as oportunidades, desde a decoração até a escolha das atrações. 

Em 2021, para promover seu aplicativo de entregas, o Mc Donald´s criou uma festa do pijama dentro do BBB e os resultados foram surpreendentes. Em meio ao confinamento imposto pelo isolamento social, a marca conseguiu expor seus produtos na casa de milhões de brasileiros e oferecer uma solução para quem ficasse com vontade dos sanduíches. Bastava baixar o aplicativo e fazer o pedido. Com isso, além de um aumento expressivo de downloads do aplicativo, os números de busca no Google tiveram um pico, mostrando a força de uma ação bem estruturada.

Tema e conceito

O sucesso das ações nas festas do BBB mostram a importância de um tema e conceito bem definidos e alinhados aos desafios estratégicos da empresa. Cada festa do BBB tem um tema específico que guia toda a experiência. Seja uma festa dos anos 80, uma celebração temática de algum país, ou uma festa à fantasia, o tema é cuidadosamente escolhido para criar uma atmosfera única e envolvente. Assim, as marcas conseguem se inserir na memória do público por meio de uma experiência lúdica e divertida. 

Eventos corporativos contam uma história e a consistência dessa narrativa é fundamental para o sucesso da experiência. Comunicação, cenografia, atrações, locação, tudo tem que ser muito bem planejado de acordo com os objetivos da ação. 

Mc Donald´s transformou o BBB em uma festa do pijama para divulgar seu serviço de entrega

Imagem: reprodução TV Globo

Decoração e ambientação

A ambientação das festas do BBB é um espetáculo à parte. A produção investe em cenários elaborados, decoração temática e iluminação adequada para criar uma atmosfera imersiva. Os espaços instagramáveis também são pensados com muito cuidado, criando diversas oportunidades para associação das marcas com os participantes. Em um evento corporativo é a mesma coisa. Locação, cenário, decoração e iluminação são elementos essenciais para criar a atmosfera especial que o evento pretende criar.

Entretenimento e interação

As atrações das festas do BBB causam uma grande ansiedade entre participantes e público que se surpreendem a cada semana com um show de artistas renomados. E a escolha das atrações também passa pelo olhar do patrocinador, escolhendo artistas que se relacionam com os valores da marca.

Da mesma forma, as atrações são parte fundamental dos eventos corporativos. Não apenas para entreter e divertir os convidados, mas, principalmente, para reforçar os objetivos da empresa com a ação. O cardápio de atrações em eventos corporativos é mais variado e  pode incluir atividades de entretenimento, como palestras inspiradoras, workshops interativos ou performances culturais, para manter os participantes engajados e motivados.

Foco nos detalhes

Todos os detalhes das festas do BBB são pensados com o máximo de rigor para criar um momento memorável capaz de encantar participantes e espectadores. E tudo é planejado para garantir a melhor experiência para participantes e espectadores. 

A festa do BBB é o momento em que os participantes com alimentação mais modesta dentro da casa aproveitam para mandar ver no cardápio cheio de comidas deliciosas. Com isso, era frequente que o começo das festas fosse dominado por participantes em volta das mesas de comida enquanto as atrações ficavam em segundo plano no palco. Para corrigir essa dinâmica, a produção passou a antecipar a entrega das comidas, para que os participantes possam se alimentar antes e aproveitar os shows desde o começo sem se preocupar com a fome. 

Comida servida antes da festa para estimular a interação nos shows

Imagem: reprodução TV Globo

Esse caso reforça a importância de planejar um evento minuto a minuto, se antecipando ao comportamento dos participantes e estimulando a experiência mais fluída do evento. É função dos organizadores do evento garantir o bom andamento do evento. 

Networking e relacionamento

As festas do BBB proporcionam oportunidades para os participantes se conhecerem melhor, interagirem e construírem relacionamentos dentro da casa. Da mesma forma, os eventos corporativos são uma excelente oportunidade para networking e construção de relacionamentos profissionais. Ao criar espaços e atividades que incentivem a interação entre os participantes, os eventos corporativos podem facilitar a troca de ideias, experiências e contatos entre os colaboradores e convidados.

Engajamento nas redes sociais

Toda festa do BBB é acompanhada por um intenso trabalho das marcas em suas redes sociais. O caráter multitelas do formato estimula esse tipo de interação do público em diferentes plataformas. Assim, as empresas ampliam o alcance de suas ações para além do evento, repercutindo os acontecimentos em conversas com o público por meio das redes sociais. 

Em resumo, as festas do Big Brother Brasil oferecem valiosas lições sobre como criar eventos memoráveis, envolventes e significativos. Ao incorporar elementos como tema, decoração, entretenimento, alimentação e networking, os eventos corporativos podem proporcionar experiências únicas que deixarão uma impressão duradoura nos participantes. Para isso, é preciso planejar o evento com atenção aos objetivos e com foco na qualidade, proporcionando momentos únicos para os participantes. 

Essa é a especialidade da Mode On Eventos, uma consultoria que cuida de todos os detalhes para o sucesso do seu evento corporativo.

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