fbpx
Desenvolvimento de equipes: o que fazer para realizar na empresa?
Group of people throwing money in an office

Desenvolvimento de equipes: o que fazer para realizar na empresa?

O capital humano é um dos bens mais preciosos dentro de uma organização. Os colaboradores estão diretamente ligados ao sucesso ou fracasso da empresa. Por isso, é importante investir no devido desenvolvimento de equipes.

Ao apostar na capacitação do time, por exemplo, a organização terá colaboradores mais dedicados e motivados, fator que influencia até mesmo o rendimento do negócio. Em outras palavras, o desenvolvimento de equipes é responsável tanto por aperfeiçoar os talentos como otimizar os resultados da empresa.

Está ciente da importância de investir no desenvolvimento do time e quer algumas dicas para colocar isso em prática na empresa? Confira!

Aposte na comunicação

Uma comunicação eficiente é capaz de solucionar grande parte dos atritos organizacionais. Aliás, um bom diálogo faz com que eles nem surjam. No entanto, fazer-se compreendido nem sempre é uma tarefa fácil. Você pode falar uma coisa e o interlocutor entender outra, concorda?

É nesse sentido que surge a importância de estabelecer uma comunicação fácil, direta e objetiva, de forma que haja uma sinergia entre o alto escalão administrativo e os colaboradores.

Além do mais, utilize o feedback para captar o nível de entendimento e de satisfação da equipe. Crie também uma estratégia de comunicação interna, baseada no respeito e na confiança mútuos, favorecendo a melhora do clima organizacional.

Após comunicados e reuniões periódicas, pergunte se ficou tudo claro ou se existe alguma dúvida. Não se esqueça de que a comunicação, quando bem utilizada, é uma poderosa ferramenta no desenvolvimento de equipes.

Ofereça incentivos

A equipe quer se sentir reconhecida pelos seus esforços. Nada melhor, então, do que apostar em incentivos. Vale desde aumento da remuneração — aliás, é essencial oferecer um salário de acordo com a realidade do mercado — até pagamento de comissões e mimos especiais.

Outra tática efetiva de incentivo é investir em cursos de capacitação e treinamentos, uma vez que os profissionais perceberam que a empresa acredita no potencial de cada um. O resultado será notado no desempenho da equipe e na rentabilidade do negócio.

O devido incentivo — independente de qual seja — vai contribuir com a motivação dos colaboradores. A partir de então, você terá um time mais engajado, que veste a camisa da empresa e busca melhorias constantes.

Desenvolva a liderança

Claro que os colaboradores devem saber seguir ordens. Mas só isso não basta. Eles também precisam aprender a delegar funções e a trabalhar em equipe. Isto é: os colaboradores devem saber se portar como líderes.

Para isso, é preciso que o responsável ajude a desenvolver a liderança do time. Os profissionais, sobretudo os gerentes, devem saber influenciar positivamente a equipe. Eles devem extrair o melhor de cada colaborador, desenvolvendo habilidades exclusivas.

Só que nem sempre a liderança surge naturalmente. Cabe, então, aos gestores, criar mecanismos para despertar características e comportamentos singulares, de forma que o time se torne mais confiante.

Acredite: apostar no desenvolvimento de equipes deixou de ser um diferencial e tornou-se pré-requisito para empresas que buscam alçar voos mais altos e conseguir se destacar em um mercado marcado pela alta competitividade.

Em contrapartida, empresas que pecam nesse aspecto não só perdem espaço para concorrência, como também ficam reféns da rotatividade do quadro de efetivos. Afinal, nenhum colaborador quer atuar em um empreendimento que não valoriza o seu time e que ficou parado no tempo.

Agora é a sua vez. O que você faz em relação ao desenvolvimento de equipes? Tem surtido o efeito esperado? Compartilhe conosco suas experiências!

Share

Deixe uma resposta

Fechar Menu