Certamente, na sua cidade você pode perceber o número crescente de pessoas correndo pelas ruas, não é mesmo? Por isso, pode ser uma oportunidade a ser explorada pela sua empresa. No entanto, você sabe como organizar uma corrida de rua?
Se você souber como criar um evento que englobe tanto os seus colaboradores, a comunidade, promova a saúde e incentive práticas esportivas na população, certamente, aumentaria a visibilidade da sua empresa. Você concorda?
Se você não sabe como fazer isso, não se preocupe! Acompanhe o nosso post completo e aprenda tudo sobre essa temática!
1. Defina os objetivos do seu evento
O primeiro passo é colocar no papel tudo o que você precisa para saber como organizar uma corrida de rua. Portanto, determine quais são os seus objetivos, tais como:
- incentivar a prática esportiva nos seus colaboradores;
- criar relacionamentos com os fornecedores e comunidade;
- mostrar a importância do viver saudável para a população;
- ganhar mais visibilidade do mercado;
- melhorar a imagem da sua empresa;
- associar a sua marca com uma empresa sustentável;
- promover a confraternização e o engajamento do time; e
- outros.
2. Crie um cronograma detalhado
Depois de detalhar todos os objetivos do seu evento para criar um direcionamento de todas as ações, é preciso criar um passo a passo. O cronograma é uma ferramenta que mostra tudo o que precisa ser feito de forma detalhada.
Dessa maneira, evita que você esqueça de detalhes importantes e também dá uma visão ampla do que está acontecendo e o que ainda precisa acontecer.
3. Solicite autorização da prefeitura
Se você for realizar o seu evento em um espaço aberto é preciso entrar em contato com a prefeitura para conferir se há disponibilidade de data (ela não pode conciliar com outros eventos municipais).
Além disso, você precisa entrar em contato com a Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Recreações (com no mínimo 90 dias de antecedência). Isso porque você precisa de um alvará de autorização para realizar o evento, que deve estar nas suas mãos com pelo menos um mês de antecedência do acontecimento.
4. Planeje o espaço e a trajetória do evento
Em quais ruas você pretende realizar a corrida? Elas são muito movimentadas? No horário do evento terá fluxo de saída de escolas ou outras movimentações grandiosas na região?
É preciso pensar no trajeto da corrida avaliando sempre o bem-estar dos participantes.
5. Pense em toda a infraestrutura
O que você vai precisar para o evento? É preciso detalhar todos os itens da sua infraestrutura, tais como:
- tendas;
- pódio;
- medalhas;
- certificados de participação;
- fotografia;
- som;
- alimentação;
- bebidas;
- seguranças;
- ambulância;
- banheiros químicos;
- equipe de trabalho;
- sinalização da prova;
- equipamentos médicos;
- educadores físicos para alongamento antes e depois da prova; e
- outros.
6. Venda os ingressos
Depois que você tiver todo o planejamento financeiro do evento é preciso formar um valor de venda de ingressos. Esse assunto deve ser pensado estrategicamente, afinal, não queremos que a sua empresa tenha prejuízos ao saber como organizar uma corrida de rua.
Para facilitar tanto a vida do organizador quando dos participantes, pesquise e invista em uma plataforma para venda de ingressos. Assim, você automatiza essa questão e tem mais facilidade na hora de vender ingressos.
7. Providencie os kits do participante
É muito interessante ter um kit para presentear os participantes. O melhor de tudo é que você insere a sua marca em cada material, fazendo com que a sua empresa seja vista em diversos pontos da cidade.
Além disso, você pode solicitar patrocínios para ajudar a custear o evento e ainda ter mais lucratividade. Juntos, vocês podem criar kits bem interessantes, como:
- camisetas;
- viseira;
- bonés;
- squeezes;
- toalhas de rosto;
- lanche;
- medalha;
- água.
8. Invista em uma boa divulgação
Um dos segredos para a sua corrida de rua ter sucesso é ter um bom plano de divulgação. Isso deve ser pensado com antecedência para dar tempo de incentivar a população a participar da corrida. Invista em:
- mídias sociais;
- site;
- blog;
- assessoria de imprensa;
- jornais;
- revistas;
- digital influencer;
- outdoors;
- cartazes;
- folders;
- flyers.
9. Crie um regulamento detalhado e completo
O regulamento é que o que norteia todo o evento. Por isso, ter atenção aos detalhes é fundamental para evitar reclamações de participantes e também para usar como prova caso houver turbulências.
Vale a pena criar um regulamento completo e pedir para o advogado da sua empresa dar uma avaliada se está tudo certo antes de divulgá-lo.
10. Organize o controle de acesso para o dia do evento
Contratar uma boa equipe de trabalho para o grande dia é essencial para evitar tumultos e descontentamento dos participantes. A equipe precisa ser rápida, ágil e muito prestativa. Além disso, contrate seguranças para ajudar a orientar o controle de acesso de participantes no dia do evento.
Uma dica interessante para controlar o acesso é utilizar a tecnologia ao seu favor. Por exemplo, que tal o ingresso do evento ser uma pulseira com um QR Code que valida a participação do corredor e ainda emite automaticamente os certificados? Outra alternativa é um crachá com um código de barras — isso evita ter que contratar uma equipe grande para validar manualmente a participação das pessoas no evento.
11. Contrate uma empresa especializada que saiba como organizar uma corrida de rua
Se você quer que o seu evento seja impecável e você não tem muito tempo para a organização, que tal contratar uma empresa especializada? Essas organizações têm a expertise em planejamento estratégico e, certamente, ajudarão a criar um evento memorável.
Saber como organizar uma corrida de rua é essencial para evitar erros no dia do evento e ter a certeza de que tudo vai sair conforme o esperado. Por isso, uma dica essencial é terceirizar esse serviço para ter mais assertividade e sucesso no grande dia.
Neste post, você aprendeu como organizar uma corrida de rua. Você gostou do nosso conteúdo sobre o tema? Agora, conte-nos uma coisa: você já pensou em receber uma ajuda na organização dos seus eventos? Entre em contato conosco e vamos trocar uma ideia?