fbpx
Como melhorar a felicidade no ambiente de trabalho? Confira essas dicas!

Como melhorar a felicidade no ambiente de trabalho? Confira essas dicas!

Você sabia que existe um indicador que permite medir o índice de felicidade no ambiente de trabalho? Pois é! Essa métrica existe e é ainda mais importante do que pode parecer. Afinal, ela permite avaliar o grau de satisfação do colaborador em relação ao seu emprego e, a partir desses resultados, é que se determina o ranking anual das empresas.

As emoções positivas em relação à vida profissional, estão diretamente ligadas à produtividade e aos resultados do funcionário, por isso, afetam diretamente a lucratividade do negócio.

É por esse motivo que avaliar o índice de felicidade no trabalho se tornou tão importante para os empresários e gestores. Ficou interessado e quer saber mais detalhes sobre essa métrica? Então, continue a leitura e confira nossas dicas!

Dê voz aos seus colaboradores

Uma ideia para avaliar o índice de felicidade e o clima organizacional é utilizar questionários online para avaliar anonimamente o grau de satisfação do colaborador e pedir soluções para as questões que forem mal avaliadas.

Existem alguns aplicativos como o Tiny Pulse para fazer avaliações semanais e ferramentas destinadas exclusivamente para isso, como o iOpener, neste site, o funcionário responde às perguntas e o site faz a contabilidade da pontuação avaliando o nível de satisfação de cada um.

Conheça bem seus funcionários

Agora que já está evidente a importância dessa métrica e como aplicá-la, vamos focar no objetivo de aumentar a satisfação dos colaboradores.

Em primeiro lugar, é essencial conhecer bem o perfil dos funcionários para saber o que realmente os motiva. Em seguida, é preciso avaliar se as contratações estão compatíveis com a cultura da empresa afinal, as pessoas precisam estar alinhadas aos valores e propósitos da corporação.

Ofereça planos de benefícios

Uma maneira eficaz de manter o colaborador satisfeito é oferecer alguns benefícios, nos quais a pessoa é premiada pelo bom serviço prestado por meio de folgas no aniversário, adicionais por metas alcançadas ou até pequenos mimos em datas comemorativas.

Os benefícios como plano de saúde e plano dental, vale-transporte, vale-alimentação e plano de participação nos lucros oferecem mais tranquilidade e qualidade de vida aos funcionários, o que os leva a conquistarem resultados mais expressivos dentro da empresa.

Valorize o seu time

Por último, mas não menos importante, ter uma boa política remuneratória é essencial para a qualidade de vida do funcionário dentro e fora da empresa. Com isso, ele se sente valorizado, feliz e certamente mais disposto a se dedicar ao crescimento da empresa.

Outra prática imprescindível que ressalta a valorização dos colaboradores é a preocupação com a carga de trabalho. É fundamental para o rendimento do funcionário, ter maior flexibilidade de horário além de pequenas pausas ao longo do dia e até mesmo fornecer massagens para ajudar a relaxar e recarregar as suas energias.

Promova um ambiente motivador

Os treinamentos são uma excelente maneira de demonstrar a preocupação, atenção e valorização da empresa em relação aos funcionários e assim, estimular e promover um ambiente saudável e motivador para todos.

Além disso, podemos citar ainda que é extremamente necessário promover eventos corporativos, por exemplo, convenções e palestras, visando estreitar os relacionamentos interpessoais, promover networking entre as áreas, relaxar e descontrair os funcionários e, como consequência, aumentar o índice de felicidade no ambiente de trabalho

 Agora que você já sabe como melhorar o índice de felicidade no ambiente de trabalho, continue a leitura e descubra como promover a motivação no ambiente de trabalho.

Share

Deixe uma resposta

Fechar Menu