fbpx
Entenda o que é clima organizacional e como melhorá-lo na sua empresa

Entenda o que é clima organizacional e como melhorá-lo na sua empresa

Quando sua empresa compreende o que é clima organizacional, torna-se possível utilizar essa técnica para engajar colaboradores e gerar mais motivação no trabalho. Além disso, ele proporciona uma excelente vantagem competitiva e também garante a lucratividade dos negócios.

O clima organizacional é a maneira como o funcionário percebe a empresa, envolvendo todos os sentimentos do ambiente. Portanto, quando sua marca percebe a importância do conceito e aprende como trabalhar isso, certamente, alcança ótimos resultados.

Se você não domina esse assunto, fique tranquilo! Criamos este material exclusivo sobre o que é clima organizacional para você ficar por dentro de tudo referente a ele e tirar todas as suas dúvidas. Vamos lá?

O que é clima organizacional?

De acordo com Chiavenato, o clima organizacional envolve a qualidade da influência ambiental sobre a motivação dos funcionários, a convivência entre si e também o grau de satisfação do público interno. Nesse aspecto, existem três tipos principais:

·    bom — há sinergia entre todos, e o funcionário se sente bem e acolhido;

·    razoável — em alguns momentos os funcionários se sentem importantes, mas em outros, não;

·    ruim — o funcionário sente que é apenas mais um e não é importante para aquela empresa.

Por isso, a partir do momento em que sua empresa entende o que é clima organizacional e qual é sua importância, consegue buscar melhorias nas relações entre os funcionários com o ambiente — até mesmo quando ele se encontra com o clima ruim.

Pense bem: mesmo que sua empresa tenha um clima pesado entre os funcionários, ao compreender o que é clima organizacional e qual é a importância do assunto, você pode propor melhorias para transformar o ambiente. Dessa maneira, o público interno percebe as mudanças positivas, e isso contagia o time, fazendo com que haja uma mutação coletiva em prol de um ambiente bom (e mais produtivo).

Qual é a importância do clima organizacional para a empresa?

Agora que você aprendeu o que é clima organizacional, vamos apresentar qual é sua importância.

Quando a empresa investe em um bom ambiente para os funcionários, cria o sentimento de valorização de pessoas. Isso faz com que o time, motivado, traga mais resultados positivos. Consequentemente, sua marca se destaca no mercado e aumenta a lucratividade.

No entanto, não é só isso! Investir em um bom clima organizacional traz diversos outros benefícios para sua empresa. Vamos ver quais são eles? Continue a leitura e surpreenda-se!

Fortalece laços e relacionamentos entre os funcionários

Você concorda que é melhor trabalhar em uma empresa em que todos os funcionários se dão bem e se respeitam e há um espírito de equipe? Pois bem! Saiba que o clima organizacional promove justamente isso — por meio do fortalecimento de laços e relacionamentos entre os funcionários.

Uma equipe unida atinge resultados mais rapidamente, afinal, os colegas se juntam para encontrar as melhores soluções e também para resolver os problemas com mais facilidade.

Promove a missão, a visão e os valores da empresa

A apresentação institucional junto com o planejamento estratégico (missão, visão e valores) não podem ser apenas palavras bonitas afixadas no mural de comunicação interna.

A missão, a visão e os valores devem nortear os funcionários em cada tomada de decisão. Por isso, eles precisam saber onde estão, aonde a empresa quer chegar, qual é a trajetória rumo ao sucesso e o que o trabalho deles pode fazer para alcançar os objetivos da organização.

Assim, eles sabem que fazem parte de um todo e que seu papel é extremamente importante na conquista do mercado.

Desenvolve a comunicação interna ao compreender o que é clima organizacional

Certamente, ao analisar algum problema na sua vida, você já se deparou falando a seguinte frase “foi falta de comunicação”. Então, se concorda que isso é importante e influencia as decisões pessoais, imagina como isso afeta o clima de uma empresa com 50, 100 ou 1.000 funcionários!

Compreender o que é clima organizacional e desenvolver a comunicação interna é fundamental para evitar falhas nos processos, fofoca, desconfiança e prejuízos. Afinal, ela é um dos principais pilares para criar um ambiente saudável.

Incentiva a confiança entre gestores e funcionários

Nada melhor do que trabalhar em um ambiente no qual temos a certeza de que o gestor sente confiança em nosso potencial, não é mesmo?

Então, saiba que investir no clima organizacional da sua empresa desenvolve a confiança entre gestores e funcionários, criando um ambiente pautado por confiança, respeito e comprometimento mútuos.

Reduz o absenteísmo e o turnover

Quando o clima é bom para trabalhar, os funcionários não pensam em desculpas para faltar ao trabalho e se empenham para chegar sempre no horário — o que reduz o absenteísmo.

Além disso, eles sentem que são importantes e que seu trabalho é valorizado. Sendo assim, pensam duas vezes antes de trocar a empresa para ir trabalhar na concorrência — o que reduz o turnover.

Quais são as principais dicas para melhorar o clima organizacional?

Depois de aprender o que é clima organizacional, qual é a sua importância e quais são os principais benefícios, chegou o momento de “colocarmos a mão na massa”.

Vamos conferir algumas dicas para melhorar o clima organizacional na sua empresa e conquistar a confiança e o empenho dos seus funcionários? Venha conosco!

Aplique pesquisa de clima

Além de compreender o que é clima organizacional, é preciso saber como mensurá-lo. Por isso, pesquisa de clima é uma ótima ferramenta para sua empresa conferir o grau de motivação dos funcionários e propor melhorias significativas.

É crucial mensurar a satisfação de tempos em tempos. Com relação ao prazo, isso varia muito. Por exemplo, se o clima da sua organização é bom, você pode aplicar a pesquisa de seis em seis meses ou até mesmo anualmente. No entanto, se tem um clima ruim, é importante mensurá-lo mensalmente para evitar danos irreversíveis aos negócios.

Quando você entende o que é clima organizacional e o que o funcionário pensa sobre assuntos importantes da sua empresa, há a oportunidade de propor ações baseando-se em dados reais. Você pode avaliar o que o colaborador pensa sobre:

·    empresa;

·    gestores;

·    clima;

·    limpeza;

·    organização;

·    processos;

·    ferramentas de trabalho;

·    ferramentas tecnológicas;

·    pontos fortes e fracos;

·    benefícios;

·    salário;

·    melhorias.

Assim, você tem uma visão estratégica sobre o que está bom e acerca de tudo aquilo que precisa ser melhorado.

Ofereça um bom plano de saúde

Facilitar o acesso à saúde também é uma ótima alternativa para melhorar o clima. Quando o funcionário entende que a empresa se preocupa com seu bem-estar e com sua qualidade de vida, trabalha mais motivado.

Sabemos que os planos de saúde são caros e que nem todos têm condições de pagar. Por isso, o plano de saúde deve ser visto sempre como um investimento.

Além disso, você pode fazer parcerias para promover palestras, treinamentos e workshops interessantes na empresa, a fim de que os funcionários compreendam a importância de cuidar da saúde deles.

Aposte em programas sociais

Outro aspecto importante ao compreender o que é clima organizacional é ter a consciência de que praticar o bem é essencial, e isso deve ser difundido na cultura empresarial. Opte pela inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais dentro do seu time e mostre a importância do respeito às diversidades.

Além disso, participe de eventos e ações para prestar serviços à comunidade, principalmente na região em que sua empresa atua. Essas atitudes de humanização estreitam as relações entre os funcionários e fazem com que eles se sintam orgulhosos de estar envolvidos.

Incentive seus colaboradores a prestarem serviços sociais e desenvolva ações para ajudar o próximo. Veja alguns exemplos:

·    arrecadação de comidas e agasalhos;

·    visitas em hospitais, orfanatos e asilos;

·    doação de sangue;

·    adoção de animais;

·    café solidário para moradores de rua.

Promova um ambiente de confiança

Como vimos, é muito importante que os funcionários compreendam o que é clima organizacional e sintam que os gestores confiam no seu trabalho. Portanto, promova um ambiente de confiança entre ambas as partes.

Tanto os gestores quanto o público interno precisam estar envolvidos. Nesse sentido, passa a ser vital criar reuniões periódicas para o alinhamento de informações.

O gestor pode se reunir individualmente com cada funcionário para conversar sobre seu desempenho mensal, encontrando maneiras de identificar como a empresa pode ajudar e facilitar a rotina dele. Da mesma maneira, o funcionário precisa se sentir confiante de poder expor seu pensamento — mesmo que seja uma opinião contrária a do seu chefe.

Esse encontro de feedback é essencial para estabelecer uma confiança completa e desenvolver a comunicação interpessoal. Contudo, é crucial ter um gestor treinado para gerenciar as reuniões com sinceridade, ética e transparência e que sempre vise à integridade e à coerência entre os discursos.

Invista em treinamentos e palestras

Os treinamentos e as palestras são bastante relevantes para manter os funcionários atualizados sobre as tendências mercadológicas (o que contribui para fazer sua empresa sair na frente da concorrência) e também para melhorar a satisfação e o grau de comprometimento deles.

Quando os colaboradores percebem que a empresa investe no seu aperfeiçoamento profissional, sentem que são importantes e que devem retribuir de alguma maneira — empenhando-se mais, trabalhando mais ou buscando soluções para as dores da companhia.

Dessa forma, além de adquirir novos conhecimentos, eles desenvolvem a carreira, otimizando suas qualidades profissionais e se tornando mais engajados com a organização. Isso faz muito bem para a autoestima e ainda cria um clima mais produtivo e saudável.

Estabeleça metas alcançáveis

Um dos piores erros na gestão é estabelecer metas inviáveis. Vamos dar um exemplo na área de vendas: o ticket médio mensal dos clientes é de R$ 500,00. Se você estabelecer uma meta de R$ 4.000, certamente o time comercial se sentirá desmotivado.

Afinal, mesmo que se dediquem ao máximo, fica complicado chegar a esses resultados, concorda? Por isso, é fundamental estabelecer metas alcançáveis, sendo realista nesse processo — isso influencia diretamente a satisfação e o empenho dos profissionais.

Flexibilize os horários dos times

É muito importante trabalhar visando à conquista de resultados e não se preocupando tanto com os horários. Pense bem: é realmente necessário que todos os funcionários estejam diariamente às 6h30 na empresa?

Por isso, de acordo com a realidade do seu negócio e o perfil da sua empresa, busque maneiras para flexibilizar os horários. Você já pensou em oferecer a modalidade home office?

Provavelmente, não há a necessidade de todos cumprirem o mesmo horário. Dessa maneira, os funcionários podem ter mais tempo para passar com os amigos e com a família ou investindo em alguma atividade que promove saúde e qualidade de vida.

Realize eventos corporativos

Os eventos corporativos são ótimas alternativas para melhorar o clima organizacional. Afinal, é um momento perfeito para estreitar os relacionamentos entre funcionários.

Assim sendo, saiba que eles são uma ferramenta eficiente e importante na comunicação interna e também para promover o marketing de relacionamento. Entre as principais ideias, podemos destacar:

·    inaugurações;

·    confraternizações;

·    palestras e oficinas;

·    cursos;

·    workshops;

·    congressos;

·    feiras.

Crie festivais

Nada melhor do que o time de marketing e de recursos humanos trabalharem juntos de uma forma criativa para oferecer ao público interno uma ótima experiência.

Uma ideia interessante é ficar de olho nas datas comemorativas e promover festivais (que podem ser grandiosos, contando com a família e a comunidade, ou menores, sendo realizados no horário do almoço). Confira algumas alternativas:

·    festival paraense;

·    festival delícias da roça;

·    festival nordestino;

·    festival do churrasco;

·    festival bar em bar.

Invista em torneios esportivos

Nada melhor do que utilizar a gamificação para tornar o ambiente competitivo de uma maneira saudável, certo? Por isso, saiba que investir em torneios esportivos é uma alternativa tanto para promover a saúde quanto para fortalecer o espírito de equipe. Para tanto, você pode investir em corridas, campeonatos, torneios e jogos para criar um clima organizacional mais saudável.

Organize experiências culturais e gastronômicas

Outra ideia interessante é investir em experiências culturais (tais como espetáculos, concertos musicais e exposições artísticas) para promover o conhecimento e a apreciação de novas crenças e costumes por meio da arte.

Também é importante promover sensações gastronômicas diferentes (o que pode ser realizado até mesmo no horário de almoço no refeitório da sua empresa), tais como: feiras, aulas-show, concursos e mostras.

Entender o que é clima organizacional é essencial para avaliar sua importância dentro de uma empresa. Investir em melhorias constantes é a garantia de sair na frente da concorrência, de assegurar lucratividade e de ter funcionários motivados, alegres e empenhados em fazer a diferença no dia a dia empresarial.

Então, neste post, você conferiu o que é clima organizacional e como melhorá-lo. Gostou do nosso material? Aproveite para assinar nossa newsletter e receber mais conteúdo relevante como este diretamente no seu e-mail!

Share

Deixe uma resposta

Fechar Menu